A Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania, ALCC é uma associação sem fins lucrativos, iniciou suas actividades em 2000, e foi constituída legalmente em 2007, mantendo o objectivo inicial de dar apoio aos imigrantes de língua portuguesa, em Portugal.
A vontade de implantar um serviço que tivesse como diferencial, ter na base pessoas que além de conhecimentos legais e sociais, também trouxessem a sua experiência prática das dificuldades que se proporiam a superar foi a motivação para a criação de nossa associação.
Nasceu da vontade de intervir em situações que envolvessem imigrantes de língua lusófona com a finalidade de promover a integração legal e social desta população.
Desde o inicio busca soluções alternativas para promover a inserção do imigrante na sociedade e facilitar o seu acesso aos serviços necessários à sua sobrevivência, direitos, inserção social e trabalho, entre outros.
O trabalho que desenvolvemos prima pela integração e a mobilidade dos imigrantes , trabalhamos na promoção de acções que favorecem uma relação harmoniosa entre as comunidades, criamos espaços nos quais se desenvolve o respeito as normas e a legislação vigente, e são reconhecidas as diversidades étnicas e culturais.
Procuramos dentro de nosso espaço de acção, criar nesta população um sentimento de pertença a comunidade local, que promova uma integração com cidadania, e que venha a gerar conceitos de direitos e deveres a todos aqueles que escolherem Portugal como pais de residência.
Utilizamos diversas técnicas para sensibilizar, esclarecer, divulgar, promover e transmitir conhecimentos sobre várias temáticas como Cidadania e Inclusão, Empreendedorismo, formação, Igualdade de Oportunidades – Género e Imigração.
Visando minimizar as dificuldades oferecemos em nossas instalações atendimento e acompanhamento psicossocial, que dão acesso aos imigrantes a serviços e consultorias com Advogada, Assistente Social e Psicóloga tanto a nível individual como familiar.
Em virtude do nosso compromisso com nossos atendidos e devoção a nossa missão, nos sentimos obrigados a galgar mais este degrau em direcção de nosso objectivo maior que é a Humanização e Desenvolvimento da nossa Sociedade com Igualdade e Justiça, para todas as pessoas.